Artigos

24/01/2008

Homenagem à cidade de São Paulo

São Paulo comemora 454 anos no dia 25 de janeiro! ACADEMUS aproveita para homenagear essa metrópole cuja história se confunde com a história do Brasil.

 

A cidade surgiu graças ao trabalho missionário de jesuítas portugueses e espanhóis e, já em seus primórdios, apresentava uma característica peculiar que até hoje persiste, talvez seu traço principal, o encontro de vários povos e culturas tão distintas, a começar pelo índio e o europeu naquela ocasião.

 

Lá se vão mais de quatro séculos, e a pequena Vila de São Paulo de Piratininga cresceu, passou por diversas transformações, acompanhou os diversos momentos da vida do país, tornou-se a cidade mais populosa do Brasil e, para muitos, símbolo de pujança e prosperidade.

 

Sem dúvida, a cidade de São Paulo, por conta de seu processo de desenvolvimento, tornou-se símbolo de riqueza, contribuiu com a vida nacional em diversos momentos, protagonizou inúmeros movimentos relevantes ao longo da história e notabilizou-se pelo cultivo das artes e das ciências.

 

Contudo, essa data tão importante também deve servir como reflexão sobre os diversos problemas que ainda hoje afligem a Metrópole e que, em boa medida, também refletem os principais problemas do Brasil.

 

O desemprego, a violência urbana, os problemas do sistema<


Autor(es)

Editorial Academus