Artigos

25/07/2003

Qualidade Total

Você
já participou de algum treinamento para melhorar a qualidade do seu desempenho
no trabalho?  É bem possível que você tenha respondido que sim, e que lhe
foi muito útil.  Geralmente as orientações visam a melhoria da qualidade
do serviço, mas nem sempre se leva em conta as qualidades morais do indivíduo.
Caso tenha interesse, aí vão algumas dicas que favorecem a qualidade total.

 

Ao
acordar, não permita que algo que saiu errado ontem seja o primeiro tema do
dia. Pense em algo agradável e na nova oportunidade que Deus lhe concede para
tornar seu trabalho cada vez mais eficaz. Pensar positivo é qualidade.

 

 

Ao
entrar no prédio de sua empresa, cumprimente cada um que lhe dirigir o olhar,
mesmo que não seja seu amigo ou colega. Ser educado é qualidade.

 

 

Seja
metódico ao abrir seu armário, ligar seu terminal, disponibilizar os recursos
ao redor. Comece relembrando as boas notícias de ontem e os compromissos de
hoje. Ser organizado é qualidade.

 

 

Não
se deixe envolver pela primeira informação de erro recebida de quem talvez não
saiba de todos os detalhes. Junte mais dados que lhe permitam obter um parecer
correto sobre o assunto. Ser cauteloso é qualidade.

 

 

Use
os equipamentos e os materiais da empresa com moderação e sem desperdícios.
Respeitar as coisas alheias é qualidade.

 

 

Quando
alguém lhe buscar tente adiar sua própria tarefa, pois quem veio lhe procurar
deve estar precisando bastante de sua ajuda e confia em você. Esse alguém ficará
feliz pelo auxílio que você lhe der. Ser atencioso é qualidade.

 

 

Não
deixe de se alimentar na hora do almoço, ainda que seja um pequeno lanche, mas
respeite suas necessidades físicas. Aquela tarefa urgente pode  aguardar
alguns minutos. Se você adoecer, dezenas de tarefas terão que aguardar a sua
volta, menos aquelas que acabarão por sobrecarregar seu colega. Respeitar a
saúde é qualidade.

 

 

Dentro
do possível, procure organizar sua agenda para os próximos 10 dias. Não fique
trocando datas a todo momento, principalmente pouco tempo antes do evento. Lembre-se
de que você afetará o horário de vários colegas. Cumprir o combinado é qualidade.

 

 

Ao
comparecer aos eventos, leve tudo o que for preciso para a ocasião, principalmente
suas idéias e divulgue-as sem receio. O máximo que pode ocorrer é não serem
aceitas. Talvez mais tarde, em dois ou três meses, você tenha nova chance de
mostrar que estava com a razão. Saiba esperar. Ter paciência é qualidade.

 

 

Não
prometa o que está além das suas possibilidades só para impressionar quem lhe
ouve. Se você não cumprir vai comprometer o conceito que levou anos para construir.
Falar a verdade é qualidade.

 

 

Na
saída do trabalho, esqueça-o. Pense como vai ser bom chegar em casa e rever
a família ou os amigos que lhe dão segurança para desenvolver suas tarefas com
equilíbrio. Amar a família e os amigos é a maior das qualidades. Pense nisso!

 

 

A
qualidade não se resume unicamente em produzir muito e fazer bem feito. Humanizar
o ambiente de trabalho também é fator importante de qualidade. Respeitar as
diferenças, colaborar de boa vontade, comprometer-se com a harmonia geral, é
ter qualidade. Para alcançarmos a qualidade total é preciso considerar, além
da nossa qualificação profissional, também o nosso aperfeiçoamento moral. Pensem
nisso!!!! 

 

 

Quando
falamos em qualidade total nos referimos ao todo: qualidade profissional aliada
à qualidade de vida. Para que possamos ter uma ética profissional é necessário
que tenhamos como base uma ética pessoal. color:navy;>

 

 


Autor(es)

Desconhecido