Livros

Situações de Vizinhança no Condomínio Edilício

Autor(es): Michel Rosenthal Wagner

Editora: Millennium Editora


Esta obra aborda de forma inovadora o tema da sustentabilidade do desenvolvimento urbano contextualizando o condomínio edilício como situação de vizinhança nas cidades. Diferente de outras obras que tratam do fenômeno condominial, focaliza tecnicamente seus ocupantes como grupos de convivência com a vizinhança e com a natureza. Discute a responsabilidade do condomínio na construção de cidades para pessoas, boas para residir, trabalhar e recrear-se com saúde, sossego e segurança. Tudo o mais é tratado como estruturas e suportes facilitadores voltados para este fim: seus regramentos internos, sua gestão econômica, social, ambiental, política, cultural e histórica.
Caracteriza a vizinhança interna condominial em microssituações (diversidade social, acessibilidade, áreas de lazer e recreação intramuros, segurança e vigilância digital) e macrossituações (emissões sonoras, tratamento funcional e estético, fachadas e comunicação urbana, calçamento e paisagismo, mobilidade, fechamento e muramento das áreas, segurança e proteção da violência urbana e economia e aproveitamento de recursos naturais).
Denuncia a necessidade de se estabelecer políticas públicas de vizinhança como conteúdo a ser inserido transversalmente e multidisciplinarmente na legislação, especialmente no que concerne ao licenciamento urbanístico e social de vizinhança, fundado nos princípios de democracia participativa e construção de uma cultura de paz. Propõe a mediação como método de solução racional, rápido, equilibrado e justo de conflitos que permeiam a convivência neste modelo urbanístico.
Pela abrangência e propriedade com que os temas são tratados, torna-se rica fonte de consultas e aplicação no dia a dia da gestão condominial a condôminos, síndicos e administradores, bem como a profissionais e estudiosos do Direito, Arquitetura, Engenharia, Ciências Sociais e do Comportamento, com o norte de avançar nos estudos das situações e relações de vizinhança nos condomínios e nas cidades.