Livros

Direito e Educação: Fraternidade em Ação

Autor(es): Organizadores: Ivanaldo Santos | Lafayette Pozzoli

Editora: Letras Jurídicas


O livro: "Direito e Educação: Fraternidade em Ação - Uma abordagem interdisciplinar", e uma obra coletiva, fruto de pesquisas acadêmicas realizadas no âmbito da Pós-Graduação em diferentes áreas do conhecimento cientifico. Contempla artigos de autores iniciantes e de pesquisadores consolidados, que disponibilizam aos leitores reflexões sobre temas que articulam questões fundamentais da vida humana, na contemporaneidade.

No processo de produção cientifica e comum depararmos com a posição acadêmica de reverenciar os luminares, desconsiderando eventuais contribuições de pesquisadores principiantes, que elaboram conceitos jurídicos novos, mas sempre consentâneos com a realidade social, que e sempre dinâmica. Iniciativas como esta devem sempre ser estimuladas sob pena de se macular o crescimento da própria ciência.

As propostas de reflexões trabalhadas nos artigos surgiram de experiências profissionais integradas com ponderações brotadas no interior da vida acadêmica, revelando um crescimento cientifico amadurecido e vigoroso. Uma simbiose própria na academia nos dias atuais em que professor orientador escreve com o orientando, podendo com isto ser colocado a disposição da sociedade um conjunto de textos, cujas referencias teórico - metodológicas resultam de discussões profundas, seja em sala de aula ou em reuniões de Grupo de Pesquisa. Em outras palavras, cada capitulo do livro coloca em pauta uma discussão, cujo fio condutor externa o pensamento humanista.

Uma observação final para reafirmar de que os artigos do livro partilham com os leitores um olhar interdisciplinar sobre o Direito e a Educação ou vice-versa. Neste sentido, certamente oferecem subsídios, para que se ampliem as discussões sobre justiça social, impulsionem atitudes de fraternidade na interação social dos diversos saberes da universidade, permitindo que leitores, inspirados nesta proposta, possam fazer a devida adaptação a realidade do pais. Colocar o Direito e a Educação a serviço de um grande ideal e convocar todos os cidadãos a pautarem suas vidas pelo respeito a dignidade humana. E nesta direção que o livro visa a intermediar uma reflexão entre a academia e a vida.