Livros

Metodologia Científica em Perícia Criminal

Autor(es): Albani Borges dos Reis

Editora: Millennium Editora


Para ambas, não basta dominar os ritos: no caso da Perícia é necessário conhecer e praticar os fundamentos e técnicas periciais e, no Direito, a correta aplicação das leis e jurisprudências. 
Na obra que se apresenta, o preclaro mestre adapta e explica com rara habilidade o conceito de metodologia científica na área da Perícia. E o faz de maneira inteligente e instigante:
• Na primeira parte, revela a sua utilidade como ferramenta indispensável do perito: descreve desde as origens históricas, traz conceitos e definições e esclarece detalhes como o uso de procedimentos, materiais e documentos.
• Na segunda parte, a metodologia aplicada: orienta os procedimentos passo a passo, em múltiplas situações e ajustadas às peculiaridades dos diferentes ramos da pericia.
• Na terceira parte, enfatiza os cuidados na elaboração dos laudos: claros, detalhados, porém concisos, completos e suficientes. Ensina que os laudos são os elos de comunicação entre a perícia e a área forense e devem transmitir segurança para que os julgadores profiram sentenças justas.
E, enfatiza: todas as partes tratadas com objetividade, habilidade e precisão. Se um crime fosse periciado por vários peritos, os seus laudos deveriam encerrar conclusões semelhantes.
Por tais virtudes, trata-se de guia prático e inseparável, não apenas dos peritos atuantes, como aos aspirantes à profissão.