Livros

Fragmentos para um Dicionário Crítico de Direito e Desenvolvimento

Autor(es): José Rodrigo Rodriguez. Org.

Editora: Saraiva


A renovação de uma área de pesquisa passa pela discussão e reconfiguração de alguns de seus conceitos mais fundamentais.

Não há avanço no saber sem a produção de teorias que confiram novos sentidos para uma série de problemas que a humanidade enfrenta há tempos. A única maneira de solucioná-los seria a criação de um novo aparelho conceitual.

Os Fragmentos para um dicionário crítico de direito e desenvolvimento têm essa finalidade, e compreendem os primeiros esforços de uma equipe de pesquisadores que se dedica ao tema.

A despeito de partirem de ângulos diversos, possuem o objetivo comum de abrir novas perspectivas para esse campo de estudos, marcado pelo economicismo e pelo etnocentrismo.

Nesse sentido, os textos aqui reunidos preocupam=se em falar do direito como objeto autônomo de indagações, algo inédito para os estudiosos, que o vêem apenas como instrumento a ser manipulado em favor do desenvolvimento econômico.

O livro enfrenta temas pouco comuns nessa seara, sempre com a preocupação de debater problemas brasileiros. O resultado é um conjunto de textos que discutem questões contemporâneas de alta relevância.