Livros

Saudade do Futuro. Transmodernidade. Direito. Utopia

Autor(es): Luiz Fernando Coelho

Editora: Boiteux


A vida humana é um movimento existencial limitado à velocidade da luz e ao espaço tridimensional do universo. Os mesmos limites circunscrevem o conhecimento objetivo acerca de nós mesmos, do mundo que nos envolve, da sociedade, das instituições e dos valores que impregnam nossa circunstância.
Também o direito, o Estado e a justiça, são conceitos, categorias e paradigmas limitados às mesmas dimensões espácio-temporais do existir individual e social do homem. O que acontece quando esses limites são quebrados?
Quando a ciência rompe com as barreiras que a separam da Filosofia e da Religião, avançando em sua objetividade sobre universos paralelos, curvas do tempo, wormholes e forças sobrenaturais, quando física e metafísica se confundem, quando a ética e a estética se diluem num vazio existencial, como tudo isso repercute na compreensão do homem como ser individual, social e político? Na era da transmodernidade, passado, presente e futuro se objetivam em novas lógicas, novas posturas éticas e novos modelos de saber que tornam obsoleto tudo o que aprendemos na Faculdade de Direito sobre norma jurídica, lei, constituição, ordenamento jurídico, Estado e justiça. Estas são algumas das instigantes questões abordadas neste livro, que a Fundação Boiteux, da Universidade Federal de Santa Catarina, tem o orgulho de apresentar; é a obra de um de seus antigos mestres, que não é um ensaio de futorologia, muito menos uma utopia, mas a lembrança de um futuro que já aconteceu, diluído na transcendência histórica da transmodernidade.