Livros

Uma Introdução aos Direitos

Autor(es): William A. Edmundson

Editora: Martins Fontes


Esta é a única introdução acessível e de fácil leitura à história e à lógica da idéia de direitos, bem como a suas implicações morais e tendências políticas. A obra, que é organizada cronologicamente, trata de acontecimentos históricos importantes - como a Revolução Francesa - e analisa figuras históricas como Grócio, Paley, Hobbes, Locke, Bentham, Burke, Godwin, Mill e Hohfeld. Além disso, examina debates contemporâneos, entre os quais o do conseqüencialismo versus contratualismo.

Há vários tipos de direitos - humanos, morais, civis, políticos e legais. Além disso, alegações sobre quem tem um direito, e a quê, são alvo freqüente de contestação. O que são direitos?

Eles são atemporais e universais, ou meramente convencionais? Qual é sua relação com outros valores moralmente importantes, como o bem-estar, a autonomia e os laços sociais? Os animais têm direitos? E os fetos? Nós temos o direito de fazer o que bem entendemos desde que não causemos danos a outros seres? Todas essas questões são abordadas pelo professor William A. Edmundson em seus aspectos filosófico e jurídico.

Como texto dirigido a alunos de graduação, Uma introdução aos direitos é uma obra muito apropriada para introduzi-los na filosofia política, na filosofia moral e na ética. Também pode ser adotado em cursos de teoria política nos departamentos de ciência e governo, bem como em cursos de teoria jurídica em escolas de direito.